CBSAMAR03

“O Centro Social de Brito como Instituição Particular de Solidariedade Social tem como objectivo primordial dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça social a determinados grupos vulneráveis da sociedade.

A origem da constituição e formação desta Instituição surgiu em 1995 quando um pequeno grupo de pais numa reunião de início do ano lectivo resolveu dar um contributo às Escolas de Brito, e consequentemente, à população em geral. Deste modo, pôs em funcionamento uma Cantina nas instalações da Escola Ribeira N.º 2, afim de satisfazer uma necessidade cada vez mais crescente da população estudantil das Escolas e do Jardim de Infância de Brito. Assim, partiu-se para a formação de uma associação de pais legalizada ( APEB – Associação de Pais das Escolas de Brito).

No entanto, e como Associação de Pais, sentiram a necessidade de dar resposta a mais problemas que se sentiam na comunidade de Brito, e pedem apoio à Segurança Social. Contudo, com esta forma jurídica não conseguiam candidatar-se a subsídios. Neste sentido, os elementos da Associação passam a formar uma comissão instaladora para a criação do Centro Social de Brito e, assim, em Fevereiro de 1998 é aprovado como tal, e passa a ser subsidiada pela Segurança Social. Em Maio do mesmo ano é considerado juridicamente I.P.S.S.- Instituição Particular de Solidariedade Social.

As novas instalações do Centro Social de Brito, estão situadas na rua das Escolas Primárias, na Vila de Brito, Concelho de Guimarães, ocupando uma área total de 4000m² (sendo a área de implantação de 1600m², e a área de jardins, passeios e estacionamento de 2400m²). Encontram-se distribuídas em 4 pólos principais de trabalho: CRECHE (350m²), ATL (700m²), CENTRO DE DIA e LAR (500m²) e SERVIÇOS (550m²). Contemplam uma área de serviços gerais (apoio), nomeadamente, secretaria, gabinete médico, gabinete de apoio aos familiares, gabinete da direcção, lavandaria, armazém e polivalente.”